Uma nova descoberta pode auxiliar na avaliação dos impactos do aumento do nível do mar sobre as zonas costeiras. Estudo de um grupo de pesquisadores de centros de pesquisa dos Estados Unidos identificou como o fluxo de água da foz dos rios interfere no nível local do mar.
O estudo se baseou na análise de dados sobre o nível de rios e de marés em toda a costa leste dos Estados Unidos, compreendendo o período entre 1910 e 2017. Os pesquisadores combinaram esses dados com informações a respeito da densidade da água, salinidade e rotação do eixo terrestre.
O objetivo foi investigar se a descarga fluvial influenciava a variabilidade do nível do mar costeiro. E, em caso afirmativo, identificar quais os processos por trás da relação entre a descarga do rio e o nível do mar na costa.
Os dados apresentaram uma forte co-relação entre a descarga dos rios e o nível local do mar próximo à foz. A partir daí, os pesquisadores elaboraram um modelo computacional capaz de simular os processos observados.
A maior parte da mudança local do nível do mar ocorreu apenas em um dos lados da foz de um rio. Por ser naturalmente menos densa, a água doce do rio flutua na camada superficial das águas salgadas do mar. Sob a influência da rotação do eixo terrestre, essa massa de água doce forma uma corrente ao longo da zona costeira perto da foz.
No hemisfério norte, essa corrente de água doce segue em direção ao lado direito da foz de um rio. No hemisfério sul, em direção ao lado esquerdo. Segundo o modelo proposto pelos pesquisadores, ao correr em uma faixa estreita ao longo da costa, e na mesma direção, a corrente de água doce provoca uma elevação local do nível do mar.
Assim, variações na quantidade anual de água que flui da foz de um rio poderiam aumentar ou diminuir localmente o nível médio do mar em vários centímetros.
O modelo ainda é teórico, exigindo maior desenvolvimento e confirmação de outras pesquisas. Mas os pesquisadores acreditam que ele fornece projeções de efeitos do aumento do nível do mar em certas regiões costeiras. As projeções podem ser comparados com observações e medições em campo.
O impacto da descarga fluvial no nível do mar em regiões costeiras próximas à foz de um rio seriam significativas. Mas essa interferência não havia sido incluída na análise das consequências do aumento do nível médio do mar devido ao aquecimento global.
A influência dos rios representa um possível elemento importante para as variações locais no aumento do nível do mar. Pode contribuir para agravar os potenciais impactos sobre a zona costeira, em especial as inundações.
O estudo esteve limitado a avaliações anuais da descarga dos rios. Os pesquisadores irão trabalhar para, a partir de dados mais detalhados, entender a influência de eventos individuais, como uma tempestade de chuvas intensas, sobre os níveis locais do oceano.
Fonte: WHOI
Mais informações: Piecuch, Christopher G., et al. "River-discharge effects on United States Atlantic and Gulf coast sea-level changes." Proceedings of the National Academy of Sciences 115.30 (2018): 7729-7734.
Imagem: WHOI/ Natalie Renier - ilustração da influência da foz dos rios no nível local do mar
Comentários
Postar um comentário