Devido ao aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa, o sistema climático da Terra está em desequilíbrio. Ele absorve mais energia do que emite de volta para o espaço, provocando o aquecimento global.
A ciência do clima busca estimar a quantidade de energia que tem sido acumulada ao longo do tempo pelos diferentes componentes do sistema climático. Pequenas quantidades do excesso de energia aquecem a atmosfera e os continentes, ou converte o gelo da criosfera em água ou vapor d'água.
Mas quase a totalidade da energia adicional se armazena nos oceanos. O gráfico acima apresenta as estimativas de absorção da energia adicional no período entre 1971 e 2010, segundo diferentes componentes do sistema climático.
Cerca de 93% do total foi absorvida pelos oceanos. A camada superior, de até 700 metros de profundidade - cor azul claro - , respondeu pela maior quantidade de energia, seguida pela camada inferior, com profundidades superiores a 700 metros - cor azul escuro.
No gráfico, a energia convertida no derretimento de gelo é destacada na cor cinza claro. O aquecimento dos continentes está marcado na cor laranja, e da atmosfera, roxa.
A quantidade total de energia acumulada no período foi calculada em 274 ZJ (1 ZJ = 1021 J). Isso representaria, em uma média, 213 TW a mais de energia por ano, mais de 10 vezes o suprimento anual global de energia.
Fonte e gráfico: IPCC/ Figura box 3.1-1
Comentários
Postar um comentário