As medidas da pressão do ar na superfície terrestre refletem a quantidade de ar acima de nós. Se a pressão atmosférica cai, é sinal de que há menos ar. Se a pressão aumenta, há mais ar.
Para realizar o experimento, bastam apenas dois desentupidores de pia.
O primeiro passo é pedir a duas pessoas para segurar os desentupidores. Depois, deve-se pedir a elas para colocar os dois desentupidores com boca de um junto à do outro, mas sem pressioná-los. Então, deve-se pedir para os separar, uma tarefa muito fácil.
No segundo passo, repete-se o mesmo procedimento, só que um desentupidor deve ser pressionado contra o outro, forçando todo o ar entre eles para fora. Dessa vez, separá-los parecerá uma tarefa quase impossível.
A dificuldade é provocada pelo fato de que a pressão do ar no exterior ser muito maior do que a pressão no interior das bocas unidas dos desentupidores. É preciso superar a pressão do ar para separar os desentupidores.
A circulação da atmosfera e dos oceanos, ou sistemas meteorológicos de menor escala, são todos movidos por diferenças de pressão. O ar e a água tendem a se mover de pontos de alta pressão para pontos de menor pressão.
Fonte: Royal Meteorological Society
Comentários
Postar um comentário